Tudo é Polêmica: Os livros são realmente supervalorizados?

22:04:00



Olá pessoas!
Eu gosto de assistir vídeos no Youtube,  principalmente esses canais literários e de DIY  onde sempre conheço um novo livro e aprendo a fazer coisas legais. 
Então, estava assistindo vídeos antigos de um canal que gosto e alguns assuntos não me deixaram feliz.  No vídeo a pessoa fala sobre a supervalorização dos livros, que as pessoas deveriam emprestar seus livros, e até doar se quiserem, que livros não são artigos de decoração ou coisa parecida, que ostentar seus livros em redes sociais é desnecessário...

Cada um tem a sua opinião e o seu modo de ver as coisas. Você pode odiar A Culpa é das Estrelas, enquanto eu AMO! É nosso direito amar ou odiar uma coisa, uma atitude, uma mania....  Mas às vezes as pessoas acabam esquecendo que o direito de eu odiar algo não está incluindo a difamação das pessoas que gostam desse... Algo.

Algumas pessoas levantam a bandeira do: Empreste seus livros!  Outros ( e eu estou inclusa :) ) acham que não, emprestar livros nunca é uma boa opção... 

Eu sou do tipo de pessoa ciumenta com minhas coisas, talvez um tanto egoísta, mas a questão é que já me aconteceu  situações desagradáveis, como uma amiga que deixou a sobrinha rasgar meu exemplar de A Esperança. E outras tantas vezes que pediram algum livro  emprestado e depois de meses só voltou para o aconchego da minha estante por que fui atrás.

A Jéssica do blog A Rosa do Príncipe falou dia desses sobre o que ela acha dessa coisa de emprestar livros, caso queira ver sua opinião é só clicar AQUI.

Sobre a supervalorização dos livros, eu concordo e discordo. O fato é que eu coleciono livros sim, como pessoas colecionam carros, pulseiras ou moedas. É algo sobre o qual gosto de falar, escrever, comprar e ter por perto. 
Não vejo problema em ter diversas edições de um só livro. Se pudesse compraria todas as edições de O Pequeno Príncipe, mas como não posso... 

 Agora o fato de ter os livros como um artigo de decoração já é um problema, na minha opinião, é claro!
Livros são feitos para serem lidos, para passar uma mensagem... Se a capa é perfeita e deixa sua estante ainda mais linda, ótimo, mas seria ainda melhor se ele fosse lido, certo?

Sobre postar fotos dos livros e estantes nas redes sociais, eu tenho apenas uma opinião: Os livros e as redes sociais são suas, desde que não vá contra os direitos humanos, fale e poste o que quiser.

Aliás, isso me lembra outro ponto! Sempre que posso gosto de ver algumas páginas do Facebook, sobre séries, filmes, livros,  e algumas sempre levantam questões sobre personagens e tal... Em uma dessas, a página perguntava o que achávamos sobre determinado personagem e dei minha opinião. Logo depois uma menina veio me xingando, dizendo que eu não sabia de nada e que calasse a boca! Quer dizer, que absurdo, não é? Eu apenas dei a minha opinião!  Mas refletindo sobre os últimos acontecimentos, expor a sua opinião e ter esse direito está ficando cada vez mais complicado e extinto.

Então é isso, esses assuntos me deram muito sobre o que falar e me fizeram criar essa nova coluna, um espaço para falarmos mais abertamente sobre diversas questões que forem surgindo.

Qual a opinião de vocês sobre isso? Diz aí nos comentários.

Um beijo!



You Might Also Like

12 comentários

  1. Concordo completamente com você, se eu não quiser emprestar meu livro o problema é meu, eu paguei por ele uai '-'

    http://exalandopurpurina1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, cada um tem o seu jeito pensar, não é mesmo?! :D

      Excluir
  2. Oi Midi!
    Poxa, vou te dizer uma coisa, esse assunto é delicado, hein?! Porém, concordo que quem não quiser emprestar não é obrigado, né?! Eu, por exemplo, não tenho problema nenhum em emprestar meus livros, apesar de não emprestar alguns deles, por ciúme, talvez, rs. Agora, livro é para bonito também, e essa youtuber que não venha dizer que não! A primeira prioridade é lê-los, a segunda é admirá-los em nossa estante.
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê!
      Verdade, é um assunto complicado! Verdade, concordo com seu ponto de vista! Pois é, qual o problema de ter livros lindos em nossa estante? :D

      Excluir
  3. Eu não tenho o hábito de emprestar, acho que todo o cuidado é pouco!!
    Amei o seu blog!!
    Estou seguindo o seu blog
    Esse é o meu Instagran: @luanacarvalhoi te retribuo lá
    http://meuestiloe.blogspot.com.br/
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana!
      Ah, pois é, cada um tem o seu ponto de vista, não é mesmo?
      Obrigada, que bom que gostou! :D

      Beijos!

      Excluir
  4. Oiiiii, MIDIAAAAAAN! Que saudade que eu tava de comentar aqui rs. Sumi,mas tô de volta. Ahhhh, super apoio o que você escreveu. Acho que respeito está acima de tudo, e eu não empresto meus livros também não. Ah,e quero tuuuuudo de O Pequeno Príncipe *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess! Ah, também tava com saudades de você e seus comentários! Hahaha! Ah, O Pequeno Príncipe é amos demais! <3

      Excluir
  5. Olá Midiam!!
    Acho super bacana essa ideia de emprestar os livros e tal, mas sinceramente... eu sou muito ciumenta com as minhas coisas e não empresto. E concordo com você. Acho que cada um tem o direito de decidir o que fazer com suas coisas.
    Bjs flor!

    https://ondevivemashistorias.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      Ah, pois é, também sou super ciumenta com meus livros... Verdade, cada um decide o que fazer com suas coisas, não é?

      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Midian!
    Olha, assino embaixo de tudo que vc falou! Acho que até sei de qual vídeo vc está falando e também fiquei incomodada quando assisti. Eu acho assim, a pessoa pode até dar sua opinião dizendo que ACHA que não tem problema emprestar seus livros, mas dizer que os outros estão errados por não emprestar?! Aí não, né... Cada um sabe o que faz com suas coisas, e a partir do momento que EU paguei por elas honestamente, sou EU que decido se empresto ou não. E eu não empresto! kkkkkkkk

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelly!
      Ah, verdade, muita gente tem essa mania de achar que todos precisam seguir suas opiniões e acatá-las!

      Um beijo!

      Excluir