Resenha ( Book Tour): Rio em Seis Tempos

15:55:00








Título: Rio em Seis Tempos
Autor: Alexandre Kostolias 
Editora: Jaguatirica 
Páginas: 110





Sinopse: Cenários, personagens e impressões de um Rio do passado, do presente e do futuro, em seis contos de Alexandre Kostolias.
No ano em que a cidade do Rio de Janeiro comemora 450 anos, o escritor carioca Alexandre Kostolias lança Rio em seis tempos (Ed. Jaguatirica), que reúne seis contos em celebração ao estilo carioca de viver e sentir. Com um humor sarcástico e crítico, Kostolias revela um Rio através de “tempos”, com histórias que retratam a cidade e personagens que nela vivem ou viveram. O lançamento será dia 26 de março, às 19h, na Livraria da Travessa de Botafogo (Rua Voluntários da Pátria 97). O livro traz o selo oficial comemorativo dos 450 anos.
A maioria dos contos foram baseados em fatos reais, que o próprio autor presenciou e personagens que teve a sorte de conhecer, e outros inspirados em histórias compartilhadas por sua mãe, à quem dedica o livro.



O que eu penso sobre: Esse foi um livro bem diferente do que estou acostumada. Além de ser um livro de contos, é superfininho, o que proporcionou uma leitura rápida e bem interessante.
No geral, foi uma boa leitura, carregada de fatos históricos, personalidades conhecidas e desconhecidas, e citações de momentos importantes e verídicos do país.

O livro é composto por seis contos, onde o autor se inspirou na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, para escrevê-los. Rio em Seis Tempos foi escrito para celebrar os 450 anos da cidade e seu título diz muito sobre ele, pois cada conto se passa em um determinado período da história do Brasil, e mesmo que o cenário não seja no país, personalidades como Princesa Isabel, são integrados no contexto. E apesar dos contos terem cenários distintos, alguns se interligam, através dos personagens.

Enquanto lia, me recordei da época da escola, pois adorava ler os livros de História, uma de minhas matérias favoritas.

A leitura é um tanto parada, alguns momentos meio "sem graça", então, esse é um livro para quem gosta do gênero, leitores que gostem de contos e fatos históricos.


" Seu pai, o saudoso Imperador Dom Pedro II, que Deus o tenha, o monarca mais culto e ilustre do século passado, amigo de Victor Hugo, reinava fazia 49 anos."




E é isso, beijos!

You Might Also Like

4 comentários

  1. Eu não tinha visto esse livro ainda, moça, mas me pareceu super interessante, a proposta é bem diferente daquilo que estou acostumada a ler. Contos e histórias curtas em geral tem chamado minha atenção ultimamente :)
    Beijos

    http://sobrecontarhistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou muito adepta dos contos, mas vez ou outra leio.
      Sim, eu também não estou acostumada a esse tipo de leitura.

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Midian. Gostei do livro, tratou de várias personalidades e acontecimentos históricos e atuais de uma forma muito legal. Fico triste pela leitura ser bem parada, mas creio que daria uma chance.
    Blog: Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br
    Instagram: Consumidor de Sonhos | CdS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ycaro!
      Ah é mesmo? Legal.
      Sim, eu achei parada em diversos momentos, e eu sou meio "acelerada",mas vai de leitor para leitor, não é mesmo!

      Excluir