Resenha: Como eu era antes de você

19:50:00






Título: Como eu era antes de você 
Autora: Jojo Moyes 
Editora: Intrínseca 
Páginas: 320





Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.



O que eu penso sobre: Como eu era antes desse livro? Eu não sei bem. Mas sou um alguém um tanto diferente depois de tê-lo lido. Ver a vida através de personagens tão intensos nos faz pensar sobre tudo, sobre como enxergamos o mundo. Sobre como vivemos. Pelo que vivemos!

Tudo começa com Louisa Clark, uma mulher de vinte e seis anos que, após perder o emprego de garçonete - no qual ela estava há seis anos -, é obrigada a aceitar qualquer "coisa" que apareça, pois sua família conta totalmente com seu apoio financeiro. Depois de algumas tentativas frustradas, acaba sendo contratada para cuidar de um tetraplégico, Will Traynor, e a partir disso, sua vida muda totalmente.

É, em sua maioria, narrado em primeira pessoa, por Lou, o que dá aquele ar pessoal e aproxima o leitor da protagonista, mas os capítulos narrados por outros personagens são de extrema relevância.

Chorei, ri, me apaixonei pela história, chorei, e refleti sobre o tema, que é próximo da realidade de uma pessoa querida, e isso fez a leitura ser ainda mais importante e comovente para mim. 

Enquanto lia, só conseguia pensar em minha avó, que desde... Sempre... Sofre com doenças, perdeu uma perna há dois anos... Nossa, nunca parei para pensar em como ser dependente dos outros faz a pessoa questionar sobre coisas como vida e morte.

A escrita da autora é ótima e incrivelmente ampla. Dá espaço para você pensar de diversos modos, sobre o mesmo assunto, como por exemplo, o suicídio assistido.

Sempre achei a capa linda, mas depois de ler o livro, não acho que condiz com o tema, não totalmente. A imagem sim, mas as cores não tem muito a ver. Cores assim geralmente lembram romances clichês ou chick lits, e apesar de ter romance no livro, não é o foco principal.

O final me deixou extremamente chocada. Eu havia criado alguns possíveis fins em minha mente, mas ao me deparar com o real, não estava preparada. Foi muito doloroso...

Esse é o tipo de livro que a gente recomenda para os pais, os amigos e amores.


"Às vezes, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama."








E é isso, beijos!

You Might Also Like

8 comentários

  1. Oi Mi!! Gostei muito do teu blog e já estou seguindo!! Eu quero muito ler um livro da Jojo e pela sua resenha, acredito que será esse! Gostei muito! Parabéns!!

    Beijinhos

    Mirelle Marques
    Meu Mundo Em Tons Pastéis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, hehe!
      Ah, que bom!!! :D

      Eu particularmente amei, haha, espero que goste também!

      Beijos!

      Excluir
  2. Nossa Midi... todo mundo fala tão bem desse livro que eu tenho até medo de ler, sabe?! Sei que vou rir e chorar e não estou a fim de passar por isso tão cedo, kk. E tu ainda falou que o final foi doloroso... bem, ai. Já sei que vai doer, rs.
    Enfim, quero ler Como eu era Antes de Você antes de assistir ao filme, que deve ter ficado maravilhoso, com a Emilia e o Sam!
    Beijo,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu também tinha medo, até por que eu li a Sinopse de Depois de Você, uma coisa nada legal de se fazer antes de ter lido o anterior... Mas eu gostei bastante e já quero ler o próximo! :)

      Sim, só pelo trailer já dá pra ter aquele gostinho, né? Acho que vai tá lindo!

      Beijo!

      Excluir
  3. Olá! Essa capa linda e rosa engana né? Eu também achava que era um chick-lit, quão enganada eu estava! Também posso dizer que sou um pessoa diferente por causa desse livro. Nunca pensei que o final seria esse, foram muitas lágrimas derramadas!

    Eu amei sua resenha,
    beijos,
    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Sim, engana mesmo, haha! :D

      Ah, obrigada! :*

      Excluir
  4. Oii Midian, quero muito ler esse livro. A Maria já leu e disse que é lindo, pretendo ler antes do filme!


    Beijos,
    Natália.

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália!!!
      Leiaaaaaa, a Maria está certíssima, haha!

      Beijos!

      Excluir