Resenha: Os Heróis do Olimpo - Livro 1 - O Herói Perdido

22:30:00








Título:  O Herói Perdido 
Autor:  Rick Riordan
Editora: Intrínseca 
Páginas: 439





Sinopse: Novos e conhecidos personagens do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério.

Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia.

Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes - semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.


O que penso sobre: Primeiro quero dizer que gostei muito do livro pelos motivos óbvios: ser escrito pelo  admiravelmente criativo Rick e ser sobre mitologia(que sou fissurada). Mas, caso algum deles  não sejam convincentes... 
O livro é graciosamente narrado em terceira pessoa, o que é uma característica apropriada, já que tem três personagens principais, pois permite que nós leitores possamos conhecer cada um deles em três perspectivas diferentes.
Ele também é o primeiro livro de uma serie que é sequencia de outra serie - Percy Jackson e os Olimpianos - ou seja, além dos três novos personagens ,ainda se tem o prazer de "estar" novamente com os antigos os quais já se conhece e ama, como Anabeth magnifica.

" - Onde ele está? - Perguntou a menina.
os olhos cinza eram furiosos e um tanto assustados."


Os personagens são, é claro, o ponto alto do livro e Rick foi muito feliz na criação de cada um. Jason, um semideus poderoso, porém desmemoriado, mostra que é sempre possível se redescobrir e se refazer e acompanhar sua evolução no decorrer da historia é muito gostoso. Piper é sem duvida uma criatura única e surpreendente, sua  origem divina, as escolhas que ela faz e seu poder superam as expectativas e conquista seu lugarzinho como personagem feminina favorita. E Leo que é, apesar de não ocupar o lugar de líder, o personagem de maior destaque. Ele é engraçado, irônico, inteligente e tem uma historia de vida que emociona, além do seu poder que é muuuito massa.

Além disso a obra é educativa e está recheada de muitos valores humanos, sentimentos e dúvidas que todos os adolescentes - quer sejam normais ou semideuses - enfrentam, e o delicado relacionamento entre pais e filhos ( que é um problema real na sociedade) que Rick continua abordando mesmo que indiretamente (e que é um dos motivos de eu amar a suas obras).
Eu não quero e não vou comparar essa serie - Os Heróis do Olimpo -  com a outra - Percy Jackson e os Olimpianos - porque elas se completam e são maravilhosas.
   
" Mas finalmente Piper entendeu que, sim, ele agia para protegê-la, para não demonstrar o quanto era inseguro e assustado."

"Pela primeira vez na vida, Leo ficou sem palavras. Desde de que sua mãe morrera, vivera fugindo de um lado para o outro. Agora encontrara um lar e uma família. E também um trabalho a ser feito. E, por mai assustador que fosse, Leo não pensou em fugir, nem por um minuto."


"Jason precisava levantar e aceitar seu destino,como fizera frente a Porfírion, sem qualquer armas nas mãos. Claro que parecia impossível. Ele poderia morrer. Mas seus amigos contavam com ele."









Enfim pessoas essa foi a minha humilde opinião. E o que vocês acham? Conhecem?  Querem conhecer?
Beijos e até a próxima!





You Might Also Like

1 comentários

  1. Oi Midi!
    Para ser sincera, achei O Herói Perdido meio confuso, pois não estava acostumada (e ainda não me acostumei direito, rs) ao Camp Júpiter. Porém, já amei o segundo volume. Também, quem não amaria, né, rs. Agora, acho que até gosto mais de Os Heróis do Olimpo do que Percy Jackson e os Olimpianos.
    E você tem razão, qualquer coisa que o tio Rick escreva, vai ser boa. Ontem, por exemplo, estava numa feira do livro, e não achava nenhuma das continuações que eu queria (como De Volta e Qualquer Outro Lugar), então acabei comprando O Oráculo Oculto, porque, com Rick, não tem como errar, haha.
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir