Resenha: Trilogia Sevenwaters - Livro I - Filha da Floresta

17:33:00






Título: Filha da Floresta
Autora: Juliet Marillier
Editora: Butterfly
Páginas: 616




Sinopse: O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos... 
Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que somente Sorcha é capaz de quebrar. Em sua difícil tarefa, imposta pelos Seres da Floresta, a jovem se vê dividida entre o dever, que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.


O que eu penso sobre: Apesar de ser um livro grosso, é bem fácil de se apegar. Se você se permitir embarcar na história, não irá querer parar de ler...

Um incrível romance baseado no conto dos irmãos Grimm, Os Seis Cisnes (ou Os Cisnes Selvagens), Filha da Floresta é o primeiro de uma trilogia.

 Sorcha, personagem principal é a sétima filha de um sétimo filho (sendo seus irmãos: Liam,  Diarmid, Conor, Cormack, Finbar e Padriac).  Ligada à natureza desde pequena, ela aprendeu a manusear remédios, plantar, unguentos... Aprendeu a curar as pessoas e salvar vidas, ou pelo menos tentar... Apesar da personalidade nada carinhosa e paternal de Lorde Colum, seu pai, Sorcha sempre contou com o amor e a presença de seus seis irmãos, que cuidavam dela e a protegiam.

Em uma de suas muitas viagens, Lorde Colum traz uma mulher, com o intento de transformá-la em sua esposa e "mãe" de seus filhos, porém ele não esperava que o destino fosse tão cruel com sua família.

Mesmo tentando conquistar a atenção dos enteados, Lady Oonagh não consegue esconder sua personalidade manipuladora e o mal por trás de seus sorrisos e olhares. Vendo isso, os sete irmãos ( ou a maioria deles, já que um deles estava "enfeitiçado" por ela... ) se unem, clamando para que os Seres da Floresta os ajudem. Porém quem aparece é a própria Lady Oonagh, e transforma os seis jovens em cisnes, deixando Sorcha de fora do feitiço apenas por que não conseguiu capturá-la.



Apesar de não ter se transforado em uma ave, o destino da jovem irlandesa não é dos mais fáceis e belos. Aliás, se tem uma palavra que não deve ser usada para definir a vida de Sorcha, é fácil. A pobre criança é a única que pode salvar a vida dos irmãos, realizando tarefas tortuosas e sacrifícios desesperadores. E tudo isso a transforma em uma mulher forte, que apesar de ter sofrido coisas terríveis e carregar essas marcas tanto no corpo quanto na alma, consegue amar e confiar nas pessoas.


" Por que devo  me modificar só para agradar a um homem? Se ele não gostar de mim como sou, que procure outra para se casar."

A autora usa de artifícios e temas que deixa a história ainda mais rica. Ela trata de assuntos delicados como violência contra a mulher, abuso sexual e tudo o que uma mulher na época em que se passa a história passava ( o que de certa forma não é muito distante da nossa realidade...).

Os personagens são bem descritos e trabalhados. Cada um, com sua importância, foi aparecendo gradativamente, de acordo a necessidade da história.

Me enganei com o rumo romântico da vida de Sorcha... Pensei que ela ficaria com um personagem, e acabou ficando com outro, mas isso só deixou as coisas ainda melhores.

A diagramação está ótima. Encontrei apenas um erro em todo o livro, e isso não interferiu em nada. A capa é linda, com todos esses detalhes em relevo, e brilhantes... O início de cada capítulo também foi muito bem feito e para mim, tem um belo significado.

Esse é um dos melhores livros que li esse ano, até agora. É lindo, envolvente, cheio de coisas tristes, mas cheio de amor, amizade...

"O fim da história quem faz é você, ninguém mais. Só você pode escolher."





E é isso, beijos!

You Might Also Like

14 comentários

  1. Awnn.. Adoro ler resenhas, mas o ruim é que a gente fica com vontade de ler e ter todos os livros maravilhosos que as pessoas indicam. Já fiquei encantada com a historia de Sorcha e querendo muito ler essa historia.
    BJinhos

    Uma Geek Descolada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom! É um livro muito interessante e lindo!

      Beijos

      Excluir
  2. Tenho esse livro na minha lista de que vi os personagens promovendo o livro na Bienal em que foi lançado. Mas confesso que nunca tinha ido muito atrás e até agora não tinha visto tantos detalhes da história além da sinopse. Me pareceu ainda mais legal e espero tira-lo da minha lista logo (pelo menos da lista de compras vai XD) ótima resenha.

    Bites!
    TaryBelmont

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, hahaha, tire dessa lista mesmo, acho que não irá se arrepender! :D

      bj

      Excluir
  3. Acho a capa desse livro tão bonita *-*
    Todo esse lance de druidas e irmãos Grimm me interessa bastante, a única coisa que me desanimou foi o romance que o livro parece ter. Eu não gosto muito de romance em livros de fantasia kkkk
    Mas a sua resenha ficou ótima =)

    Epílogo em Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho linda.
      Ah, mas o romance não é o foco não, pode ler sem medo. Tem romance, mas não é aquela coisa piegas nem nada... :D

      bj

      Excluir
  4. Não conhecia o livro ainda, mas amei a sinopse, se conseguir irei lê-lo com certeza!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Midi!
    Awn, amei a sua resenha, e amei que amou o livro também, hahaha. A Juliet Marillier é realmente encantadora, a escrita dela é apaixonante. Com certeza a Coleção Sevenwaters (pelo menos até o 4 livro, que é o que foi lançado até agora), foi uma das melhores, ou, provavelmente, a melhor série que eu li em 2015. Você vai amar ainda mais o próximo volume, Filho das Sombras. Particularmente, é o meu favorito, haha.
    Super beijo,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha. Sim sim, ela é encantadora. Aliás, obrigada por me apresentar a essa belezura!

      Ah, já quero demaisss!

      Excluir