6 formas de organizar a sua estante ❤

12:17:00



Olá pessoas! Ontem foi dia de limpar e arrumar a estante. Eu faço isso toda semana ou no máximo de quinze em quinze dias... Meu quarto junta muita poeira e os coitados dos livros acabam ficando mais "sujos" do que deveriam.
Juntando o útil ao agradável, resolvi trazer algumas dicas de organização. Eu particularmente gosto de organizar por cores ou nomes de autores, mas cada um tem um jeito diferente, né?

Simbora!



* Cores


Amo o jeitinho colorido que fica a estante quando arrumo dessa forma. É um pouco difícil deixar tudo bem certinho, por que alguns livros tem várias cores predominando na capa -e lombada-, ou cores que se assemelham a duas. Por exemplo, eu tenho um livro que acho que é marrom, mas pode ser um vermelho meio desbotado também... 

Também é importante ressaltar que esse tipo de organização é: Cores da lombada do livro. Alguns livros tem a mesma cor em toda a sua "estrutura", porém outros não, então se você quer arrumar sua estante por cor, leve em consideração apenas a lombada.

* Ordem alfabética - Nome de autor


Você também pode organizar com o sobrenome do autor, mas eu acho isso mais coisa de gringo, hehe. Quer dizer, lá -nos "states"- é natural ser chamado pelo sobrenome e tudo o mais...

Fica bem legal, e desse modo dá para organizar também por séries, se o autor tiver escrito trilogias e sagas...

* Ordem alfabética - Nome de livro


Essa ordem é uma das minhas preferidas. Fica bem mais fácil de se achar um livro. É claro que se você gosta de manter os livros que são do mesmo autor ou série, juntos, essa não é a melhor ideia, mas se não se importa... Arrisque, vai que você gosta! :D



* Editora


Mais uma forma lindinha de organização. Dá pra manter as séries e trilogias juntas também. Eu nunca arrumei minha estante assim, tenho uma misturada de editoras e acho que não ficaria muito organizado, haha.

* Gênero literário


Também nunca organizei a estante assim. Acho que não é a forma ideal pra mim, mas para quem curte esse tipo de arrumação, fica a dica.

* Tamanho


Essa é a organização ideal pra quem não gosta de ver aqueles "altos e baixos" na estante. Eu não tenho problema com isso, mas muita gente não gosta, então, se olhar para uma estante assim, toda alinhada  te agrada, faça. :D

E por último... Não se isso é uma forma de organização, mas me caiu como uma luva quando eu tinha poucos livros. Se sua estante é grande demais e seus livros não a preenchem, organize de forma que fique o mais distribuído e bonito possível.




E é isso galera. O que acharam das dicas? Quais vocês costumam usar? Deixei de colocar alguma que você conhece?

Beijos!!

You Might Also Like

12 comentários

  1. Oi Midi!
    Adorei suas dicas de organização, eu vivo procurando novas formas de organizar a estante! Mesmo que eu não troque os livros de lugar tanto como você (acho que umas 2 ou 3 vezes por ano, rs), sempre preciso ficar tirando o pó da minha escrivaninha também :/
    Eu amava a organização por cores, mas acabei enjoando e agora meus livros estão organizados em lidos e não-lidos.
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê!! Ah, que bom que gostou. Sim, eu também, haha. Mulher, bem que eu queria, mas dá dó quando olho e vejo a situação. Não é brincadeira não, a janela do meu quarto é bem próxima da rua, daí o vento traz tudo que é poeira!
      Lidos e não lidos é uma boa, mas já li quase tudo da minha estante, ia ficar meio desproporcional, acho... Mas adorei a dica!

      beijos!

      Excluir
  2. Oii, adorei as dicas! Nunca consigo organizar de um jeito legal os meus livros.

    Beijos Beside The Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara, que bom que gostou! Ah, espero que consiga adaptar uma dessas dicas pra se adequar a sua estante. ;D

      beijos

      Excluir
  3. eu organizo por tamanho hahahah
    Não consigo ver um alto, um baixo e olha que nem toc eu tenho ahuhauah

    mas, quero muito fazer isso por cor <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, eu gosto de ver aquela coisa "bagunçada", hahaha.

      ah, vai ficar lindo!!

      beijo!

      Excluir
  4. Mulher, amei as dicas! Meu armário eu arrumo por editora, mas tô pensando em mudar pq a pessoa aqui não para quieta, né? Hahaha! Amei as fotos *-*

    Bjs,
    Jess do blog A Rosa do Príncipe
    www.arosadoprincipe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom!!! Haha. pois é duas, vivo mudando!

      :D

      bj

      Excluir
  5. Sétima forma: coloca onde dá ashuahsuahsuahsu ♥
    Já que eu tenho um pouco por editora e poucas séries completas, eu coloco por tamanho (14x21 e 16x23) e grossura (dos filés aos tijolos) sem se esquecer de deixar os de mesmo autor/série juntinhos :3

    Meta de vida é colocar por cor!
    Giovana - http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehe, :D

      bem detalhada essa sua organização... Eu não tenho muita noção de tamanhos, então vou fingir que entendi, hahah.

      Fica lindo por cor, né?

      Excluir
  6. Ordem alfabética não é para mim, pois ainda tenho poucos livros na minha opinião. Não consigo pensar em outra forma de organizar se não for por tamanho, acho que fica mais organizei, mas é mania minha. Quando eu tiver uma biblioteca com muitos e muitos livros, vou querer separar por gênero. :D Vou anotar essas dicas para o futuro hehehe
    www.livrosenerdices.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, fica "organizado de se ver", se é que essa expressão existe... Hahaha. Ah, por gênero é uma boa mesmo, mas eu não curto muito... Ah, que bom, hehe.

      beijos!

      Excluir