RESENHA - A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

By Midian Santos - fevereiro 18, 2018


Autor: George Orwell | Páginas: 152 |
Editora: Cia das Letras | Skoob |
4/5

Sinopse: Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, 'A Revolução dos Bichos' é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.
De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stalin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, a obra passou a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell repetiria o mesmo gesto anos mais tarde com seu outro romance 1984, finalizado-o às pressas à beira da morte para que o mesmo service de alerta ao ocidente sobre o horrores do totalitarismo comunista.





O que eu penso sobre: Li esse livro já tem um tempo, mas arrumando minha estante, me deu uma vontade de falar sobre ele aqui.

Esse livro foi escrito por George Orwell, em plena segunda guerra mundial, em forma de fábula e satiriza a ditadura stalinista.

A história se passa numa granja, onde os animais, cansados da vida de servidão, se revoltam contra os humanos e decidem que não serão mais seus servos.
Igualdade entre os animais! 
Fora homem! 

A revolução é bem-sucedida e os animais expulsam os humanos do lugar, que se torna a GRANJA DOS BICHOS. 
Também criam leis, as leis do Animalismo. 


O que mais me impressionou nesse livro, além da crítica social explícita, foi o modo como o autor encontrou de dar sua voz, de falar o que pensava sobre um assunto tão difícil. 

Apesar do tema, a escrita é leve, o livro é pequeno e rápido de ler. Recomendo pra todo mundo que quer pensar um pouco sobre como a humanidade é maluca e o quanto de realidade está impressa e implícita nessa fábula.


Já leram esse livro?


Beijos!!!

  • Share:

You Might Also Like

6 comentários

  1. Esse livro é incrível e fico muito feliz em ver que está sendo lido por tantas pessoas =D
    Ótima resenha!

    Beijão
    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
  2. Oi! Tenho muita vontade de ler esse livro, acho que vou comprar ele dá próxima vez que eu for comprar algum livro.

    Bjs!

    Fernanda Reads <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Fernanda, é muito bom. Espero que curta a leitura :*

      Excluir
  3. Esse livro é incrível, adorei lê-lo!! =D dá para discutir horas a fio, faz refletir e se politizar mais!! <3

    PS: Adorei o blog, ele é muito lindo *-*

    Beijos!!!

    https://livrodeumanerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza! É um livro para ser discutido e para nos fazer pensar.

      Beijos, e muito obrigada! ❤️

      Excluir