12:20:00

  Meus Três POEMAS favoritos




Reprodução


Quem não curte umas palavras bonitas, rebuscadas e bem colocadas? Quem não adoraria ir a um recital de poesias? Quem não curte poesias, é claro!! Eu curto, acho filosófico, "poético", arrepia (nem todos, óbvio! Tem uns poeminhas que  gente lê e pensa: WHAT??)






Motivo

"Eu canto por que o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta. 

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.


Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,

-não sei, não sei. Não sei se fico 
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.

Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada."

Cecília Meireles


Esse poema é DIVO! foi um dos primeiros poemas que li e pensei: Cara, preciso ser poeta!




Soneto de Fidelidade


"De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Vinícius de Moraes

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, a angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
E eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure."



Falar o quê? Perfeição!

Via Láctea 
Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!"  E eu vos direi, no entanto,
Que para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A Via Láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda às procuro pelo céu deserto.
Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"
E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas."
Olavo Bilac

Esse poema me ganhou com todas as suas frases... Principalmente as últimas!




E é isso... Beijos!





You Might Also Like

0 comentários